Senha da internet e assinatura eletrônica

O internet banking veio para facilitar nossas vidas. Cada vez menos precisamos ir diretamente ao caixa do banco para resolvermos qualquer tipo de problema bancário, seja pagamento ou depósito. Hoje em dia a maioria das operações bancárias podem ser feitas de casa, pelo computador e às vezes até mesmo pelo seu celular. Porém ainda há algumas complicações quando se trata de internet banking, principalmente em relação ao acesso. É muito comum as pessoas confundirem a sua senha de acesso ao internet banking com a sua assinatura eletrônica. Apesar de as duas serem senhas de acesso ao banco virtual, elas possuem funções e composições diferentes.

Diferença entre senha de acesso e assinatura eletrônica

Todo e qualquer cliente de um banco que possui serviços de internet banking pode acessar sua conta pelo site da instituição, basta ter um dispositivo que acesse a internet. Quando o cliente acessa pela primeira vez, ele cria um usuário e vincula uma ou mais contas que estejam no nome do cliente. Ao criar o usuário é preciso criar também uma senha alfanumérica. Esta é a senha de acesso do usuário ao internet banking. Com ela é possível fazer operações básicas, como consultar saldo e extrato. A assinatura eletrônica é normalmente uma senha numérica de seis dígitos, e apenas com ela o cliente pode fazer operações que envolvem o trânsito de dinheiro, seja pagamentos ou transferências. Enquanto apenas uma senha de acesso serve para ver o saldo ou extrato de todas as contas vinculadas ao usuário, cada conta tem a sua própria assinatura eletrônica, mas o usuário pode mudá-las.

Como conseguir a assinatura eletrônica

Para ter acesso à sua assinatura eletrônica é simples: basta ir à agência onde a conta foi criada e solicitar. A senha gerada na agência será de seis números aleatórios. Essa é a assinatura eletrônica provisória, que precisa ser mudada em 15 dias. Caso o prazo de mudança da senha expire, é preciso solicitar outra. A solicitação da assinatura eletrônica não possui custo algum. É preciso solicitar uma assinatura eletrônica para cada uma das contas. Caso as agências das contas sejam diferentes, é preciso ir pessoalmente em cada uma. Com as assinaturas eletrônicas em mãos, é possível mudá-las e deixá-las todas com a mesma sequencia de números, assim será mais difícil de esquecê-las, porém comprometerá a segurança da sua conta.