O que é crédito consignado?

É muito comum escutar sobre crédito consignado, porém não é todo mundo que sabe o que é isto e como funciona. Esta modalidade de empréstimo é uma forma do banco oferecer crédito com um risco menor de inadimplência. O crédito consignado funciona da seguinte maneira, as parcelas do empréstimo, ao invés de serem cobradas do modo convencional, descontam automaticamente do salário do cliente. Lembrando que mesmo no caso de empréstimo com crédito consignado ainda é feita uma avaliação de crédito do cliente.

Quem pode fazer consignado?

Podem fazer empréstimo consignado funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS e trabalhadores com carteira assinada. Porém, apenas os beneficiados do INSS e funcionários públicos podem fazer este serviço em qualquer instituição financeira que o oferecem, no caso de trabalhadores com carteira assinada é preciso ir ao setor de Recursos Humanos e descobrir qual instituição conveniada para realizar a solicitação do crédito consignado. Em nenhum dos casos as parcelas podem ultrapassar 30% do salário ou benefício do cliente.

Quais as vantagens e desvantagens?

Esta modalidade de crédito diminui bastante para os bancos o risco de inadimplência, ou seja, do cliente que recebeu o crédito não pagar as parcelas do empréstimo. Por conta disso, os juros de um crédito consignados são menores que o empréstimo convencional, e por conta da maior estabilidade, beneficiados do INSS e funcionários públicos tem ainda mais benefícios. Em outra mão, as parcelas são descontadas diretamente do salário do cliente, por isso, até o pagamento total da dívida, o seu salário será reduzido. A empresa, no caso do trabalhador de carteira assinada, precisa descontar do salário de seu trabalhador a parcela do crédito, e mesmo depois de demitido ainda é preciso pagar.