O que é Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa desenvolvido pelo Tesouro Nacional com a parceria do BM&FBOVESPA para a venda de títulos públicos destinado a pessoas físicas. Os títulos públicos são formas de investimentos de baixo custo e de baixo risco. No tesouro nacional é possível fazer investimentos online, sem precisar sair de casa e os investimentos pode ser de valores a partir de R$30,00, e podem ser curtos a longo prazo.

O que são títulos públicos e como funcionam

Os títulos públicos são fundos de renda fixa, mas, ao invés de uma instituição, os fundos são destinados a ações do governo, como saúde, educação , infra-estrutura etc. Funciona de forma igual a qualquer outro fundo de renda fixa, é um empréstimo ao governo que irá devolver o valor com o adicional de um juros. Os títulos públicos são considerados o investimento de menor risco na economia.

Assim como os outros fundos de renda fixa, como o CDB, os títulos públicos podem ser pre-fixados ou pós fixados. Isso é, o rendimento pode ter um valor já definido, ou o juros adicional que você receberá vai depender de uma taxa referencial, como a Selic. Os investimentos nos títulos públicos podem ser de longo, médio ou até curto prazo, e o preço mínimo para o investimento é de R$ 30,00, o que é considerado bem baixo.

Vantagens e quando investir

O Tesouro Direto conta com um portal virtual que torna o investimento mais simples e facilitado, além de permitir que qualquer pessoa possa investir sem precisar sair de sua casa. Os títulos públicos também são bem seguros, o investimento com a menor taxa de risco. Bastante das características das outras formas de investimentos em fundos de renda fixa, mas este o “empréstimo” é para ações do governo, que podem ser destinados a melhoria de infra-estrutura, saúde e educação, por exemplo. Além de receber o rendimento, investir nos títulos públicos pode fazer com que o governo tenha mais verbas para as suas ações.