O que é código Swift?

O código Swift é, na verdade, uma norma, a ISO 9362. Também é conhecido como código BIC. Seu objetivo é identificar um banco com apenas um código, que pode ter oito ou onze caracteres. Ele identifica a instituição financeira, o país onde está localizada e a cidade. É bastante usado para transferências interbancárias internacionais, mas também pode ser usado para outros tipos de operações.

Os nomes Swift e BIC são siglas e significam, respectivamente, “Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication” e “Bank Identifier Code” — em português, “Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Globais” e “Código Indentificador de Banco”.

Estrutura do código Swift

O Código Swift pode ter oito ou onze caracteres, e pode ser dividido em quatro partes: o código do banco, o código do país, o código da localização e o código do ramo (este último nem sempre é necessário). O código se organiza da seguinte maneira: os quatro primeiros algarismos são referentes ao banco, os dois seguintes indicam o país, os outros dois subsequentes são o código de localização. Também podem ser inseridos no final mais três caracteres referentes ao ramo. Veja a ilustração abaixo:

Ilustração da estrutura do Código Swift

Para descobrir qual é o código Swift do seu banco, você pode acessar o site da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication aqui. No mesmo site você também pode fazer uma busca inversa, ao inserir um código BIC para descobrir qual banco ele representa.