O que é CCF?

O CCF é um banco de dados onde estão registrados os emitentes de cheques sem fundo. CCF é a sigla de Cadastro de Emitente de Cheques sem Fundos, e o banco de dados está sob gestão do Banco do Brasil, mas é de responsabilidade do Banco Central do Brasil. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem ter o nome adicionado ao CCF, para isso basta que algum cheque emitido em seu nome tenha sido devolvido. A instituição financeira que devolveu o cheque é responsável pela adição do nome ao CCF, e os motivos para a devolução podem variar bastante: cancelamento de conta, cheque sem fundos, bloqueio judicial, entre outros.

Como vejo se meu nome está no CCF?

Para checar se você está no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos é simples: basta ir a uma central de atendimento do Banco Central do Brasil com um documento de identidade que possua o seu número de CPF. A consulta ao CCF pode ser feita em outras instituições financeiras, e a pesquisa não pode ser tarifada, ou seja, todos têm direito a essa consulta sem nenhum custo. Em caso de contas conjuntas, apenas o nome e CPF do emitente do cheque são cadastrados no CCF. Ao consultar o CCF e descobrir que seu nome está cadastrado, o cidadão terá acesso a todas informações do(s) cheque(s) que foram devolvidos: numero da instituição, valor, motivo da devolução, data da inclusão etc.

Como tirar o nome do CCF?

A exclusão de um cadastro do CCF só pode ser solicitada pela instituição financeira que realizou a inclusão. O nome só pode ser retirado do cadastro se o cheque tiver sido falsificado ou se o cliente possuir um comprovante de pagamento do cheque que originou a ocorrência. No primeiro caso o cliente deve provar que o cheque foi falsificado, e só depois o banco irá solicitar a retirada do nome. No caso de pagamento do cheque, basta que o cidadão com o nome no CCF vá até a instituição financeira que registrou a ocorrência e apresente um comprovante, que pode ser o próprio cheque de origem ou um extrato que comprove o pagamento deste. Após realizada a solicitação, o cliente deve pedir à instituição um recibo da carta de solicitação de exclusão de seu nome do CCF e guardá-lo até o processo ser concluído.

Links Úteis

Motivos de devolução de cheques
Endereços das Centrais de Atendimento do Banco Central