Dúvidas sobre Conta Salário

A conta salário é um tipo de conta contratada por uma empresa para uma pessoa física, e nesta conta são realizados depósitos de salário, pencões ou pagamentos. Uma particularidade da conta salário é que apenas a empresa que contratou o serviço pode fazer os depósitos, nenhuma outra pessoa física ou jurídica, pode transferir algum capital para a conta. É um tipo de conta muito útil para receber salários, pois as tarifas para as operações principais são isentas e até mesmo negativados podem ter esse tipo de conta. O problema é que esse serviço não permite operações de crédito, então não haverá talão de cheques e nem cartão de crédito.

Confira algumas das principais dúvidas sobre este tipo de conta e entenda mais como ela funciona.

Quem pode abrir uma conta salário?

A conta salário é um serviço contratado por uma empresa ou empregador, porém a conta fica no nome de quem irá receber o salário ou pencão. Não é qualquer pessoa que pode fazer uma conta dessas. Normalmente quem contrata esse serviços são empresas que desejam facilitar ou manter as contas de depósitos de salário de seus funcionários em um mesmo banco.

É possível escolher o banco da conta?

Não, o banco da conta será o mesmo banco que a empresa contratou. Não é possível mudar a sua conta salário, apenas se a empresa contratar o serviço em uma outra instituição financeira.

Eu posso transferir o dinheiro?

Sim, é possível transferir o dinheiro para outra conta, as únicas exigências para essa operação são: todo o dinheiro da conta precisa ser passado e a outra conta precisa estar com o mesmo nome da conta salário. É possível também programar a transferência.

Que operações podem ser feitas nesta conta?

É um direito do portador da conta realizar cinco saques, duas consulta de saldos e duas consultas de extrato gratuitamente. Caso passem esses números as operações adicionais serão cobradas. Também podem ser realizadas transferências e pagamentos por débito, mas é preciso verificar se estar serão ou não cobradas tarifas.