Dúvidas sobre investimento

Às vezes, no final do mês, depois de todas as contas pagas e necessidades básicas sanadas, é possível que sobre algum dinheiro. O primeiro impulso que temos ao ver esta quantia sobrando é de gastá-lo com algo para nós, porem há uma alternativa que pode proporcionar um retorno muito maior: aplicar este dinheiro. Aplicar seu capital pode ser uma boa forma de poupar dinheiro ou até mesmo investir para poder multiplicá-lo.

Há um pensamento de que é preciso de muito tempo, muito conhecimento e muito dinheiro para realizar aplicações e investimentos bem sucedidos. Obviamente é importante ter um pouco de cada uma das três características, mas é possível sim investir pequenas quantidades sem muita preocupação.Claro, estes investimentos de baixos riscos não tem um retorno tão grande quanto investimentos mais arriscados, mas podem ser uma boa opção para deixar o capital rendendo enquanto não é necessário usá-lo.

Onde investir

Existem diversas formas de investir, criar uma empresa e colocar seu próprio dinheiro nela é investir. O conceito de investimento é ter um gasto em prol de um benefício futuro. É possível considerar a mensalidade de uma faculdade como investimento, pois o conhecimento adquirido no ensino pode garantir melhores possibilidades trabalhistas. Há, porém, formas de se investir dinheiro de um modo mais direto, visando a multiplicação da quantidade investida. Veja aqui as formas mais comuns de investimentos:

Poupança

A poupança é um modo de investimento de baixo risco. É possível investir quantidades pequenas de dinheiro com o objetivo de guardá-lo para uma ocasião futura. A vantagem desta operação é que, além de salvar seu dinheiro, é aplicado sobre ele um juros correção mais um rendimento fixo de 0,5% ao mês. Para obter resultados significativos é preciso que o investimento seja a longo prazo ou em grandes quantidades

Fundos de renda fixa

A renda fixa é quase como um “empréstimo invertido”, o investidor aplica seu dinheiro em uma instituição e esta emite um documento se comprometendo a devolver o valor investido com acréscimo de juros. Em termos conceituais, a renda fixa é um investimento com condições e intervalos de pegamento já pre estabelecidos; É muito comum achar esses fundos de renda fixas em instituições financeiras, ou seja, bancos. O investidor deve ficar atento aos impostos e taxas que podem ser cobrados do investimento. Também é um investimento de longo prazo.

Certificados de Depósito Bancário

Também conhecidos como CBDs, são títulos dados para os bancos para conseguirem capital suficiente para realizar suas operações, de crédito, empréstimo entre outras. São um tipo específico de renda fixa, por isso o funcionamento é bem parecido, é como um empréstimo ao banco. Pode ser pré-fixado, ou seja, rendimento com taxa de juros definida. Outro tipo de CDB é o pós-fixado, isso significa que a base de rentabilidade é baseada em uma taxa referente, a mais comum é o Crédito de depósito Interbancário – CDI, que é muito próxima da taxa Selic. São investimentos que precisam de tempo para renderem uma quantia significativa.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de investimento e negociação de títulos públicos à pessoas físicas por meio da internet. Estes títulos públicos são formas criadas pelo governo de captar dinheiro para as financiar as suas atividades, por exemplo educação, saúde e infra-estrutura. O Tesouro Direto funciona de maneira muito parecida com o CBD e o fundo de renda fixa, é como um empréstimo ao governo que é retornado com juros. A vantagem do Tesouro Direto é que o investidor pode escolher qual o título que ele irá aplicar o dinheiro. Este tipo de investimento também é de baixo risco e pode ser pré-fixada ou pós-fixado. Assim como os três anteriores, é um investimento a médio-longo prazo

Fundo Imobiliário

Os fundos imobiliários são grupos de investidores, administrado por alguma instituição financeira que aplicam em negócios da área imobiliária, desenvolvendo empreendimentos desta base do mercado. O funcionamento é parecido com os últimos três tipos de investimentos, porém possui um risco um pouco maior que os outros e a quantia mínima de investimento também pode ser um pouco maior. A depender do tipo e da quantidade aplicada pode demorar até mostrar um rendimento significante.

Bolsa de Valores

Aplicar em bolsa de valores ou ações de empresas também é uma forma de investir dinheiro, porém este tipo de investimento, apesar de poder trazer bastante resultados em um tempo um bem menor que os outros tipo, o risco de se investir nesta área é bem maior. É bem mais provável perder dinheiro investindo em ações do que nos outros modos de investimento, porém também há a possibilidade dele gerar muito mais capital com uma quantidade menor e em menos tempo.