Caixa Econômica Federal

Marca da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida apenas como Caixa, é um banco estatal que pertence ao governo brasileiro. Segundo maior dos cinco bancos estatais do Brasil, a Caixa possui mais de duas mil agências e também serviços nos Estados Unidos, Japão e Portugal. Seu número de clientes gira em torno de 20 milhões.

Qual o número da Caixa Econômica Federal?

Código Banco
104 Caixa Econômica Federal

Telefones

Canais de atendimento
SAC Caixa 0800 726 0101
Caixa Cidadão 0800 726 0207
Ouvidoria 0800 725 7474
Deficientes auditivos e de fala 0800 726 2492

História da Caixa Econômica Federal

Fundada por Dom Pedro II, em 1861, a Caixa sempre foi totalmente estatal. Alguns anos depois, ao incorporar o Banco Nacional de Habitação, assumiu a posição de maior agente de financiamento de casa própria e desenvolvimento urbano. Também assumiu o monopólio das lotéricas brasileiras no ano de 1961, tornando-se responsável por jogos como a Mega-Sena.

A Caixa continuou no caminho estatal e de função social. Além dos financiamentos, que passaram a incluir automóveis, e das lotéricas, a Caixa é a responsável pelo pagamento de benefícios como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS) e o Seguro Desemprego. O programa de transferência de renda Bolsa Família também tem participação direta da Caixa Econômica Federal. As ações do banco seguem sempre com sua missão em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País.

A Caixa Econômica e seus investimentos

Estruturada nas bases da função social, a Caixa possui altos investimentos e incentivos nos setores de esportes, cultura e educação. A CEF mantém centros culturais em sete cidades, unidades que possuem pelo menos uma galeria e um teatro. As unidades Caixa Cultural também oferecem editais de incentivo.

Na educação, a Caixa possui diversos de projetos, além de parcerias com governo. Até nas próprias unidades da Caixa Cultural é possível encontrar algumas ações ou eventos educativos. Nos esportes, a CEF é a principal patrocinadora dos atletas paraolímpicos, além de patrocinar o atletismo, a ginástica, e as artes marciais. Por acreditar no esporte como ferramenta de integração social, a Caixa não só investe em grandes atletas profissionais, mas também aposta na formação de novos atletas e em projetos esportivos desenvolvidos comunidades carentes.