Caixa Econômica Federal

Marca da Caixa Econômica Federal
 

A Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida apenas como Caixa, é um banco estatal que pertence ao governo brasileiro. Segundo maior dos cinco bancos estatais do Brasil, a Caixa possui mais de duas mil agências e também serviços nos Estados Unidos, Japão e Portugal. Seu número de clientes gira em torno de 20 milhões.

Qual o número da Caixa Econômica Federal?

CódigoBanco
104Caixa Econômica Federal

Telefones

Canais de atendimento
SAC Caixa0800 726 0101
Caixa Cidadão0800 726 0207
Ouvidoria0800 725 7474
Deficientes auditivos e de fala0800 726 2492

História da Caixa Econômica Federal

Fundada por Dom Pedro II, em 1861, a Caixa sempre foi totalmente estatal. Alguns anos depois, ao incorporar o Banco Nacional de Habitação, assumiu a posição de maior agente de financiamento de casa própria e desenvolvimento urbano. Também assumiu o monopólio das lotéricas brasileiras no ano de 1961, tornando-se responsável por jogos como a Mega-Sena.

A Caixa continuou no caminho estatal e de função social. Além dos financiamentos, que passaram a incluir automóveis, e das lotéricas, a Caixa é a responsável pelo pagamento de benefícios como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS) e o Seguro Desemprego. O programa de transferência de renda Bolsa Família também tem participação direta da Caixa Econômica Federal. As ações do banco seguem sempre com sua missão em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País.

A Caixa Econômica e seus investimentos

Estruturada nas bases da função social, a Caixa possui altos investimentos e incentivos nos setores de esportes, cultura e educação. A CEF mantém centros culturais em sete cidades, unidades que possuem pelo menos uma galeria e um teatro. As unidades Caixa Cultural também oferecem editais de incentivo.

Na educação, a Caixa possui diversos de projetos, além de parcerias com governo. Até nas próprias unidades da Caixa Cultural é possível encontrar algumas ações ou eventos educativos. Nos esportes, a CEF é a principal patrocinadora dos atletas paraolímpicos, além de patrocinar o atletismo, a ginástica, e as artes marciais. Por acreditar no esporte como ferramenta de integração social, a Caixa não só investe em grandes atletas profissionais, mas também aposta na formação de novos atletas e em projetos esportivos desenvolvidos comunidades carentes.