Banco do Brasil

Logo do Banco do Brasil
 

Um dos cinco bancos estatais do País, o Banco do Brasil tem mais 200 anos de história. É um banco de economia mista, ou seja, parte das ações são do governo brasileiro e a outra parte é de particulares. Possui cerca de 5 mil agências, mais de 110 mil funcionários e 40 mil terminais eletrônicos, além de serviços via internet.

Qual o número do Banco do Brasil?

CódigoBanco
001Banco do Brasil S.A.

Telefones

Central de Atendimento
Capitais e regiões metropolitanas4004 0001
Demais localidades0800 729 0001
Ouvidoria0800 729 5678
Deficientes auditivos e de fala0800 729 0088

História

O Banco do Brasil foi o primeiro banco brasileiro. Foi criado em 1808, no Rio de Janeiro, por Dom João VI, Rei de Portugal. Esse protótipo do que é o Banco do Brasil hoje acabou em setembro de 1829. Um novo banco foi fundado pelo Visconde de Mauá, e foi chamado de Banco do Brasil. Essa nova instituição foi fundida com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, em 1853, pelo ministro da época, Joaquim José Rodrigues Torres. Esse foi o início do Banco do Brasil que conhecemos hoje, após algumas fusões com outros bancos. Até a criação do Banco Central, em 31 de dezembro de 1964, o Banco do Brasil era o banco do governo.

Em 2010, o Banco do Brasil foi considerado a maior instituição financeira de toda a América Latina, destacando-se pela forte atuação em mercado exterior, importação e exportação. Em 2014, obteve um lucro de 15,8 bilhões de reais, batendo o recorde de maior lucro na história das instituições financeiras do Brasil, marca que antes pertencia ao Banco Itaú.

Banco do Brasil no esporte e na cultura

O Banco do Brasil é um grande investidor no esporte. É o principal patrocinador do vôlei brasileiro. Além da Seleção Brasileira, incentiva projetos como o Viva Vôlei, que leva o esporte para crianças carentes. Além disso patrocina o tênis, a vela, o vôlei de praia, o futsal e o handebol.

O banco mostra-se também um grande incentivador da cultura. Há mais de 25 anos mantém unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e no Distrito Federal.